segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A importância da pesquisa na moda



A pesquisa na moda é algo fundamental para que uma empresa tenha sucesso no mercado. A pesquisa deve ser detalhada e profunda em alguns aspectos como: tendencias ( de tecidos, cores, modelagens, aviamentos e etc), o publico alvo( a região, a cultura, os costumes e  as crenças), o tema para coleção, tudo isso com o perfil e os valores da empresa.
Existem seis tipos de pesquisa de moda:
  1. Pesquisa de Comportamento é aquela em que se acompanha os hábitos de consumo do público-alvo, seus interesses atuais.
  2. Pesquisa de Mercado,  estilos e preços praticados pela concorrência, produtos direcionados ao mesmo público-alvo.
  3. Pesquisa de Tendências, procura temas de inspiração, informações sobre cores, aviamentos, tecidos, elementos de estilo, etc.
  4. Pesquisa Tecnológica, procura os principais lançamentos de maquinários e técnicas que futuramente poderão ser aplicadas a confecção.
  5. Pesquisa de Vocações Regionais, pesquisa de materiais e técnicas alternativas conforme a disponibilidade de insumos ou de mão-de-obra.
  6. Pesquisa de Tema de Coleção, a partir da inspiração escolhida reúne um acervo de informações que possam ser usadas criativamente no desenvolvimento da coleção.
Quando se investe em pesquisa de moda para uma coleção os ganhos para empresa são altos e as chances de fracassar no mercado é muito pequena.
A pesquisa de moda fortalece a relação entre a empresa e os consumidores.


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